• segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
    Como os mais de 200 mil fãs desta influencer vegana estão reagindo depois que ela passou a adotar uma dieta com  100% de carne

    Como os mais de 200 mil fãs desta influencer vegana estão reagindo depois que ela passou a adotar uma dieta com 100% de carne



    O que acontece quando sua amada influencer resolve te influenciar a fazer o contrário do que ela costumava defender?

    Se as mídias sociais ajudaram a convencer as pessoas a se tornarem veganas, agora está criando uma espécie de crise de identidade — especialmente para as pessoas que estiveram na vanguarda da defesa da causa.

    Em 2019, blogueiras veganas famosas foram desmascaradas ou se apresentaram para dizer que não eram mais veganas. E as consequências foram difíceis para seus seguidores. Muitos parecem entender que as pessoas podem mudar suas dietas por questões de saúde, mas outros se sentem completamente enganados.

    No caso de Yovana "Rawvana" Mendoza, no início deste ano, ela foi flagrada comendo carne em sua vida particular, enquanto, em seu canal no YouTube, ainda praticava proselitismo e lucrava com uma dieta vegana. Isso foi um problema para seus fãs, e com razão.

    Para outros, é mais complicado. Alyse Parker é uma influenciadora de estilo de vida que se tornou conhecida em certo momento por defender uma dieta totalmente vegetal e fazer vídeos de exercícios. Recentemente, ela apareceu não apenas como uma comedora de carne — ela anunciou que está em uma dieta exclusiva de carne.

    "Fiquei sabendo da Dieta Carnívora quando um amigo próximo compartilhou comigo todos os benefícios que ele estava tendo ao comer dessa maneira", escreveu Alyse. Ela também disse: "Acordei na manhã seguinte me sentindo mais tranquila, focada, plena e saudável do que eu me sentia em anos."

    As respostas à sua nova dieta carnívora foram um caos. Alguns fãs a parabenizaram, disseram que ela era corajosa e expressaram seu apoio, e outros ficaram... profundamente enraivecidos. E levaram isso muito para o lado pessoal.

    "Todo esse tempo eu pensava que você se importava com os animais, eu virei vegana por sua causa..."

    Quando entrei em contato e falei via mensagens com duas seguidoras que expressaram sua raiva, elas explicaram exatamente o que as incomodou tanto com a mudança de dieta de Alyse: as duas disseram que ela influenciou diretamente suas próprias decisões de se tornarem veganas.

    Nicole Zach, 20 anos, que mora em Santiago, Chile, me disse que Alyse era "uma inspiração" para ela e, depois de assistir aos vídeos, ela "começou um estilo de vida vegano de sucesso".

    "Quando ela anunciou que estava comendo carne novamente, eu não pude acreditar", disse Nicole. "Ela costumava ser muito dedicada ao veganismo." 

    O problema de Nicole, como fã — ou melhor, ex-fã —, foi a forma "extrema" com que Alyse parece ter mudado de uma dieta para outra. E ela teme que isso possa influenciar outras pessoas a agir da mesma maneira.

     "É claro que ela pode fazer o que quiser, só espero que essa mudança de dieta e estilo de vida não afete os outros. Eu odiaria ver alguns dos seguidores de Alyse ficando confusos e pensando em comer carne novamente", disse ela.

    Outra fã, chamada Haley, me disse que acompanha a influenciadora desde 2014. "Até a última postagem de Alyse no Instagram, eu ainda a indicaria e ficaria orgulhosa por ela ter me inspirado", disse Haley. "No entanto, agora sinto como se tivesse ouvido um hipócrita."

    Haley disse que ficou cética sobre as motivações de Alyse depois de vê-la fazer "uma mudança total" nas suas escolhas de estilo de vida.

    "Considerando que grande parte de seu produto e a base de sua carreira estão na saúde e na defesa do meio ambiente, acho que ela não se importa com nada além de si mesma", disse Haley.

    Tanto Haley quanto Nicole disseram que continuam veganas e estão felizes com suas decisões — elas apenas ficaram decepcionadas com alguém que uma vez viram como uma figura heroica.

    Eu entrei em contato com Alyse, mas não recebi uma resposta imediatamente.

    É sempre uma realidade triste de encarar quando você é motivado por uma mensagem, mas se decepciona com a pessoa que a enviou. E alguém que você quase via como super-humano agora continua lhe mostrando que é... apenas humano. E que ele pode exercer livremente seu poder de influência. No entanto, parece que se tornar vegano é uma decisão que os seguidores de Alyse agora estão mantendo por conta própria, independentemente, e isso é ótimo.
    Por: HiperCirativo